Resumo musical da semana

Rateio para um filme sobre Joe Strummer

Um brother simpático chamado Nick Hall esta em busca de ajuda financeira para finalizar um documentário sobre o grande Joe Strummer. Sim, trata-se do famoso esquema de crowdfunding – maneira colaborativa de arrecadar grana, na qual todos podem participar. A ideia do filme surgiu a partir de uma entrevista concedida por Joe, nos anos 90, a uma rádio espanhola. Na entrevista ele faz um apelo aos ouvintes sobre um carro perdido. A partir daí o tal Nick Hall ficou curioso em desvendar o que Joe Strummer costumava fazer em suas passagens pela Espanha, durante os anos 80, época na qual ele ainda liderava o incrível The Clash. O apelo do cineasta e o trailer do documentário você confere a seguir. Caso fique comovido ou curioso pela história – como eu fiquei, hehe –, pode deixar alguns trocados.

 

 

Jack no rap!

O competente Jack White acaba de se aventurar no rap – ou algo próximo de um rap. O fato é que nesta semana o músico lançou o single “I’m Shakin” (ótima canção que integra o discão Blunderbuss), que veio acompanhado do b-side “Blues on Two Trees” – lançado no iTunes e em vinil. Jack White também pretende relançar seu Blunderbuss em uma versão dupla, em vinil, com algumas surpresas, dentre elas, faixas de seu antigo e importante projeto, o White Stripes. Abaixo você confere o (quase) rap “Blues on Two Trees”.

 

Metallica toca Green Day. Sério!

O Metallica saiu em defesa do vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong, na última semana, durante o festival “Voodoo”, em Nova Orleans. O grupo liderado por James Hetfield substituiu o Green Day no line up do evento, já que o grupo precisou cancelar a apresentação por conta do tratamento de reabilitação de Billie Joe – que também provocou o cancelamento de outros shows da banda. Em determinado momento do show, o Metallica tocou um trecho de “American Idiot” (vídeo abaixo) e ainda dedicou ”’Battery” ao vocalista do Green Day, quando Hetfield emendou: “Esta é pro Billie”. Very kind, James.

 

O underground presta homenagem ao Velvet

Nada mais justo. No próximo dia 6 de novembro será lançado um álbum de tributo ao Velvet Underground – banda seminal que influenciou um monte de gente legal, de Sonic Youth a Iggy Pop e por aí vai. O legal disso tudo é que as bandas que irão prestar esta merecida homenagem são grupos que tocam no cenário underground norte-americano, como Ty Segall (vídeo abaixo), The Fresh & Onlys e Thee Oh Sees. Esta última, aliás, fez uma versão barulhenta para “European Son” (clique aqui e faça o download). “É sempre um pouco ameaçando comprometer-se com um material que considero perfeito”, disse o vocalista da banda Thee Oh Sees, John Dwyer, sobre a responsa de tocar Velvet. Detalhe, o disco a ser lançado vai sair em uma tiragem de apenas mil cópias. Cool.  

 

Sábado tem ‘Festival Dosol’ em Sampa

A 9ª edição do Festival Dosol terá uma versão em São Paulo neste ano. No próximo sábado (3), às 19h, o Cine Joia recebe as bandas Orozco, Forgotten Boys, O Terno, Vivendo do Ócio e os suecos do Truckfighters (vídeo abaixo), que fazem um stoner rock dos bons – estilo que o Josh Homme, do Queens Of The Stone Age, adora. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Deixe um comentário