Resumo musical da semana

O nascimento do maestro

O maestro, pesquisador e compositor Heitor Villa-Lobos faria aniversário na última segunda-feira (5). Com direito a homenagem no Google, a data ganhou repercussão nas redes sociais. A dedicação de Villa-Lobos em criar uma “cara” para a música brasileira, mesclando elementos clássicos e pitadas do folclore tupiniquim fazem com que o maestro ocupe o posto mais alto no time de patronos da nossa música. O Museu Villa-Lobos, localizado no Rio de Janeiro, é passeio obrigatório para quem deseja conhecer mais sobre este importante artista.

 

“O cara” dos Chili Peppers

Outro músico que completou aniversário no mesmo dia que o mestre Villa-Lobos é o guitarrista John Frusciante, ex-Red Hot Chili Peppers. Considerado a mente criativa da banda, Frusciante gravou discos importantes como Californication (1999) e Blood Sugar Sex Magic (1991). Sua saída, em 2009, foi um duro golpe para os demais integrantes. Recentemente John anunciou que não irá comparecer à cerimônia do Hall da Fama do Rock, que ocorrerá em abril, quando seu ex-grupo será homenageado.

 

Titãs na ativa

A lendária banda formada em São Paulo segue firme e forte com suas atividades. Os Titãs, tocam neste mês nas unidades Belenzinho – cuja apresentação, com ingressos esgotados, será focada no disco Cabeça de Dinossauro (1986) –, e Itaquera do Sesc. No segundo show, o grupo irá montar um repertório com clássicos e canções novas, que devem integrar o disco que os caras prometem lançar no início de 2013. Para saber mais informações, clique aqui.

 

Um ser espacial

O álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars completa 40 anos neste ano. Por conta disso, a lendária esquina da Heddon Street, em Londres, terá uma placa para homenagear o camaleão. Com este conceitual trabalho, Bowie abriu caminho para artistas como Janelle Monáe, Placebo e Suede, entre outros, e virou ícone do pomposo glam rock. Um clássico.

 

O rei do choro

Brasília recebe a exposição Pixinguinha, que celebra um dos mestres da música brasileira – já falamos de Villa-Lobos, certo? Maior e mais importante nome do choro, o flautista terá sua trajetória narrada por meio de fotos, instrumentos musicais, objetos pessoais e imagens (exibidas ao som de antigas gravações). No entanto, um dos mais deliciosos atrativos é o documentário Nós Somos um Poema (clique aqui e assista), que traz a inédita parceria entre Pixinguinha e Vinicius de Moraes, durante o período de gravação do filme Sol Sobre a Lama, dos anos 60, cuja assinatura é do diretor Alex Viany.

 

Deixe um comentário