Racionais MC’s: 20 anos de “Diário de um detento”

racionais

O impacto midiático provocado pelo longo discurso do grupo Racionais MC’s, na MTV, após o grupo vencer o prêmio mais importante da noite, colocou no cenário mainstream vozes de artistas nascidos na periferia de São Paulo. Difícil recordar na história da música pop nacional momento tão grandioso, no qual discursos geralmente hegemônicos sofreram abalo desse porte.

“Diário de um detento”, lançado em 1997, atravessou o âmbito da circulação musical restrita a quem vivencia a desigualdade brasileira e entrou nas tevês, rádios, aparelhos MP3 e conexões de streaming da classe média. Trata-se de um rap de embate comunicacional sônico (me refiro à questão do som, o efeito que emana desse produto “música gravada”), que entrou no embate narrativo sobre a situação do país, denunciado situações esquecidas pela grande mídia.

Menção ao jornalista André Caramante, do coletivo Ponte Jornalismo, pois recordei a importante marca – os (quase) 20 anos da aparição do grupo na MTV! – após assistir ao vídeo publicado por ele no Facebook, cuja produção é assinada pela Red Bull Station. O grupo de rap, aliás, ganha a partir deste mês importante exposição na produtora localizada no Centro de São Paulo, evento que celebra seus 30 anos de história.

Os Racionais passaram por variados experimentalismos e transitaram por diferentes vertentes musicais. Trajetória que começa nas bases elaboradas com samples e em seguida parte para produções instrumentais. O “ao vivo” sempre marcado por KL Jay usando o toca-discos como um guitarrista (ou qualquer outro instrumento), mixando e alterando gravações para as vozes de Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock.

A seguir o ótimo vídeo (análise) produzido pelo pessoal da Red Bull Station, com observações que vão além da letra e adentram o campo semiótico – afinal, cenário enunciativo e discurso são conceitos fundamentais para captar toda a potência comunicacional da canção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s