Matilha Cultural recebe sessões de cinema com obras que abordam temas sociais

post

Importante para deslocar regimes de pensamento que operam formando “zonas de conforto” – o que poderíamos chamar também de senso comum –, a arte que convida à prática do pensamento crítico é indispensável, sobretudo atualmente. A partir desta semana, o espaço Matilha Cultural recebe duas importantes produções recentes que ajudam a questionar o cenário político contemporâneo.

Eu não sou seu Negro (2017), documentário que narra o que é ser negro nos Estados Unidos, parte dos assassinatos de lideres como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King para em seguida contextualizar questões raciais que se estendem até hoje e refletem na vida dos negros norte-americanos. O filme também resgata a importância de grupos black power e conecta essa luta histórica com a dos movimentos sociais de agora. Ou seja, o que demonstra que ainda há um longo caminho a percorrer.

Outra obra exibida é Eu, Daniel Blake (2017), que se encaixaria perfeitamente no Brasil atual, país que semanalmente vê desabar conquistas sociais históricas – a exemplo da “reforma” da Previdência e legislação trabalhista. A narrativa aborda a trajetória de Daniel Blake (Dave Johns), trabalhador que busca receber os benefícios concedidos pelo governo, após sofrer um grave problema de saúde, mas esbarra na burocracia governamental, que às vezes parece ter o propósito sombrio de dificultar o acesso às políticas de proteção social.

Eu não sou seu Negro será exibido entre os dias 5 e 8 de abril, sempre em duas sessões, que começam respectivamente às 17h e às 19h. O filme Eu, Daniel Blake entra na programação entre os dias 13 de abril e 3 de maio, também nos horários fixos 17h e 19h. Imperdível (para saber mais detalhes, clique aqui).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s