Mostra Internacional tem Jim Jarmusch, títulos premiados e documentários

mostra

A Mostra Internacional de Cinema chega à sua 40ª edição em São Paulo e este que vos fala não poderia deixar de destacar um dos aspectos marcantes do evento: a diversidade. Entre os destaques, menção ao diretor Jim Jarmusch, cuja obra Estranhos no ParaísoStranger than Paradise –, clássico do cinema independente, será exibida em três sessões.

Jarmusch é um dos principais representantes do cinema alternativo norte-americano, e desde os anos 1980 assina filmes de baixíssimo orçamento – um de seus trabalhos mais recentes é Gimme Danger, sobre o grupo Iggy and the Stooges. No filme Estranhos no Paraíso – vídeo abaixo –, Willie (John Lurie) é um imigrante húngaro que vive em Nova York e recebe a visita inesperada de sua prima Eva (Eszter Balint), trabalho que recebeu um prêmio especial concedido pelo júri do Festival Sundance.

Premiados

Outra parte importante da mostra traz títulos premiados, a exemplo de Morte em Sarajevo (Danis Tanović), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; Sem Deus (Ralitza Petrova), melhor filme do Festival de Locarno; Radio Dreams (Babak Jalali), melhor longa-metragem em Roterdã; Todas Essas Noites sem Dormir (Michal Marczak), melhor direção de documentário em Sundance; e Animais Noturnos (Tom Ford), Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.

Refugiados

Tema recorrente na mídia, mas na maioria das vezes apenas abordado de forma superficial (ou pior, como parte de um espetáculo cheio de estereótipos), o refúgio é a inspiração do documentário brasileiro Exodus – De Onde Eu Vim Não Existe Mais, sobre o drama de refugiados no mundo. A obra é escrita e dirigida por Hank Levine (Lixo Extraordinário), produzida por Fernando Meirelles (Cidade de Deus) e tem narração de Wagner Moura.

Programação imperdível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s