Bobby Gillespie (Primal Scream) e Sky Ferreira no enlace de espaços e corpos

post.jpg

O grupo escocês Primal Scream, do criativo Bobby Gillespie, lançou na última segunda-feira o vídeo da canção “Where the Light Gets In”, primeira faixa divulgada do próximo álbum da banda, Chaosmosis – previsto para chegar ao mercado dia 18 de março.

A música é uma parceria com a cantora Sky Ferreira, que no clipe, ao lado de Gillespie, parece reviver um clima sonoro e estético chimeriano, construído a partir de fragmentos de new wave e acid house. Sabe-se que Chaosmosis faz menção à obra homônima Félix Guattari, e as imagens do vídeo sugerem justamente a discussão que o teórico propõe em um dos capítulos de sua obra: sobre espaços e corpos.

Para Guattari, são inúmeras as situações que vivenciamos, em diferentes espaços, que interferem na discursividade dos nossos corpos. A sensação hipnótica de assistir a um filme no cinema, por exemplo, gera significados corporais específicos, afinal, tal afeto age sobre as subjetividades. No clipe de “Where the Light Gets In”, luzes e cores somadas à proposta rítmica da canção exigem dos corpos de Sky Ferreira e Bobby Gillespie conexões que transgridem o tempo e o espaço, uma vez que seus movimentos elaboram uma narrativa (underground-retrô) que evoca décadas anteriores na linha do tempo da cultura pop.

Citar a obra de Guattari ao título do disco deve render mais observações teóricas a respeito do trabalho do Primal Scream. Entretanto, se é possível antever algo: é bem provável que “Where the Light Gets In” reverbere nos clubes alternativos da noite paulistana – se eu fosse DJ, a canção estaria no meu set list.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s