O Vaccines e a crítica musical

O grupo Vaccines divulgou nesta semana o vídeo da canção “Give Me a Sign”, faixa que integra o álbum English Grafitti, terceiro trabalho da banda. Os ingleses vivem sob uma espécie de patrulha, algo estranho, mas que acontece muito no cenário musical. Após estrearem com o ótimo What Did You Expect from The Vaccines?, Justin Young e sua turma lançaram um segundo disco, digamos, irregular e desde então vêm sofrendo críticas semelhantes às destinadas aos Strokes – simplesmente porque o grupo norte-americano nunca mais lançou algo à altura de Is This It (2001).

Acho complicado policiar o trabalho de um artista ou grupo com base nos aspectos estéticos de apenas um de seus álbuns, e a crítica especializada às vezes fica muito repetitiva ao estimular esse tipo de comparação. Mas voltemos ao Vaccines. Após assistir ao belo vídeo da banda, cuja narrativa é um documentário ficcional sobre uma espécie de grupo metal farofa, parei para ouvir com mais atenção o tal English Grafitti. Sinceramente, o terceiro disco dos ingleses está longe de ser ruim, o que ocorre é que a proposta sonora deles é que ficou mais pop – e eles sempre flertaram com o pop, de certa forma, ou alguém esqueceu que o Vaccines já fez cover da Katy Perry? – e essa mudança de trajeto certamente gerou certo desconforto.

A crítica (fãs) deveria ficar mais atenta às características do trabalho em si, e talvez deixar certas associações a outros trabalhos do grupo em um segundo plano nas análises, o que traria mais honestidade à crítica ou à resenha. Até porque, a música (e a arte, de uma maneira geral) não precisa de delimitações prévias. O artista deve ser livre para experimentar – e isto está sujeito a erros e acertos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s