Bikini Kill e o clássico “Revolution Girl Style Now!”

Na década de 1990, mídia e indústria fonográfica se preocupavam em inventar um novo rótulo, o grunge, para classificar as bandas que despontavam em Seattle – termo que musicalmente sequer existiu, uma vez que esses grupos eram totalmente diferentes. Mas em Washington, uma banda chamada Bikini Kill, formada por Kathleen Hanna, Kathi Wilcox, Tobi Vail e Billy Karren, idealizava, de fato, uma cena musical, ao mesclar punk rock com militância feminista e abalar as estruturas da música vigente.

O primeiro trabalho do grupo foi a clássica demo Revolution Girl Style Now! (1991), que neste semestre será relançada em LP, CD e formatos digitais. A faixa “Double Dare Ya”, que integra o disco, pode ser conferida no site da NPR Music, canção que abre com Kathleen soltando o verbo, um marco na cultura pop ao estimular o riot grrrl, movimento musical feminista que defendia o protagonismo das minas e combate ao machismo. Trata-se de um momento icônico. Após esse primeiro EP, o grupo ainda lançou os álbuns Pussy Whipped (1993) e Reject All American (1996), trabalhou com a Joan Jett e influenciou uma série de outras bandas que também seguiram a atitude proposta por Kathleen e companhia.

O Bikini Kill encerrou as atividades em 1997 e a vocalista Kathleen Hanna chegou a montar o grupo new wave Le Tigre (recomendo!) nos anos seguintes. Mas o legado iniciado com Revolution Girl Style Now! ainda reflete no cenário contemporâneo, basta observar bandas como Sleater-Kinney e The Gossip, entre muitas outras.

A Kathleen hoje

Atualmente, a vocalista Kathleen Hanna segue em turnê com sua nova banda, The Julie Ruin, e em 2013 teve sua trajetória narrada no ótimo The Punk Singer, documentário assinado por Sini Anderson e exibido no festival SXSW daquele mesmo ano. O vídeo abaixo mostra performace recente da cantora à frente do Julie Ruin, durante o Pitchfork Music Festival.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s