O remix do álbum do Noel Gallagher, a reciclagem musical

noel

Quando o belo Chasing Yesterday, do Noel Gallagher, chegou ao mercado neste ano a última coisa que a gente poderia pensar é que ele poderia ser levado à praia da música eletrônica, ao receber novos arranjos sintéticos. Pois bem, eis que o músico resolveu relançá-lo ao submetê-lo às mãos de um timaço de produtores: David Holmes e Robert Del Naja (Massive Attack) e Andrew Weatherall, entre outros.

O trabalho que chega às lojas (em limitada versão) em 25 de setembro teve uma de suas faixas divulgadas nesta semana, via Vice britânica: o remix de  “The Right Stuff”, assinado pela dupla Psychemagik – clique aqui e ouça. A canção ganhou textura à moda acid house, o mesmo som que fazia a galera de Manchester pirar o cabeção no icônico Haçienda, em meados dos anos 1990 – inclusive foi em meio ao clima dessa época que o pessoal do Primal Scream concebeu o ótimo Screamadelica (1991).

Remixar é dar nova roupagem a canções de qualquer vertente – a exemplo da disco music de 1970.  Aliás, já que a última postagem do blog foi sobre a cultura jamaicana dos sound systems, não posso esquecer de destacar que as versões dub, inseridas ao final dos álbuns de reggae na década de 1960, são padrinhos dos remixes. Esse negócio de reciclar materiais é tão recorrente na cultura pop quanto a gente pode imaginar.

A discussão vai longe, os exemplos também, por isso indico o documentário Everything is a Remix, de 2013, (vídeo abaixo), elaborado pelo diretor Kirby Ferguson – que na verdade tem tudo a ver com sampleamento também. Vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s