Chemical Brothers, Major Lazer e os DJs que são bandas

Major Lazer e a cantora MO, no programa do Jimmy Fallon (Crédito: Douglas Gorenstein/NBC).
Major Lazer e a cantora MO, no programa do Jimmy Fallon (Crédito: Douglas Gorenstein/NBC).

A base rítmica ou os apoios sequenciais organizados pela dupla Chemical Brothers, na faixa “Under Neon Lights”, são a sustentação para o canto de St. Vincent (Annie Clark). A parceria entre os DJs e a artista, divulgada nesta semana como parte integrante do próximo álbum do duo inglês, Born in the Echoes, no entanto, revela alguns traços da música contemporânea.

Esse perfil de DJ que lida com produção e que compõe projetos musicais emergiu nos primeiros anos do hip hop. Não à toa, na década de 1980 o Public Enemy já cantava, na faixa “Bring The Noise”, que: o “Run DMC primeiro disse um DJ poderia ser uma banda”. E de fato é, considerando sobretudo a participação desse artista em canções que pulsam na cultura pop.

“Under Neon Lights” (vídeo abaixo) é apenas um exemplo entre muitos – eu citaria também a jam session que uniu KL Jay e Projeto Coisa Fina (de jazz e música brasileira) no começo de maio, no Sesc Vila Mariana. Outro aspecto interessante que ganhou força em especial a partir do final da década de 1990, é o fato de DJs hoje se apresentarem em grandes festivais como headliners – como o Chemical no Sónar deste ano, por exemplo.

Major Lazer e MØ

O programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon desta semana trouxe pareceria semelhante: Major Lazer e a cantora MØ. O projeto idealizado pelo genial Diplo, aliás, vem mesclando uma série de ritmos em uma linguagem musical híbrida e inovadora – colocando trap em contato com dup e dancehall.

Na apresentação, Major Lazer e MØ tocaram “Lean On”, canção que faz parte do álbum Peace is the Mission, lançado recentemente pelo projeto liderado por Diplo, Jillionaire e cia – clique aqui e confira a performance.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s