Björk e a música contemporânea movente

O termo “culturas híbridas”, usado pelo antropólogo argentino Néstor García Canclini, se aplica perfeitamente à artista Björk. Difícil delimitar a música da cantora em um ritmo específico. Mas, se há uma característica possível de ser observada na islandesa é a criatividade de seu trabalho, aspecto observado em seu mais recente álbum Vulnicura – lançado no primeiro semestre deste ano.

O álbum ganhou nesta semana uma versão remix, que mostra sobretudo o diálogo que a artista faz com o espírito contemporâneo de produção musical – clique aqui e ouça no site da revista Dazed and Confused. Essa maneira de lidar com a diversidade sonora é que faz a Björk conceber trabalhos tão complexos e experimentais, este último, termo observado pelo sociólogo Umberto Eco como a dialética entre as formas inovadoras e as tradicionais de se criar arte.

Não à toa, em discotecagem recente a artista surpreendeu fãs ortodoxos – aqui no país, claro – ao tocar uma canção do MC Brinquedo. Isto porque na lógica distorcida de certas pessoas é possível classificar o que é ou não cultura. Como se apenas um tipo de produção artística, geralmente a do centro, fosse merecedora de ser apreciada, e circular na cultura pop. Mas Björk mostrou que não é assim.

Por fim, menção também ao vídeo da faixa “Black Lake”, divulgado nesta semana. Assinado pelo diretor Andrew Thomas Huang, o clipe foi elaborado com imagens feitas em 360º, cuja primeira exibição ocorreu no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York. A canção possui duração de dez minutos, outro aspecto que foge à regra do padrão “três minutos” da indústria cultural. Motivos que, de certa forma, mantêm Björk sempre com os pés na vanguarda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s