Disclosure e Gregory Porter: quando a linguagem eletrônica encontra o soul

O cantor Gregory Porter, cuja imagem foi descaracterizada propositalmente para estampar o novo single do Disclosure.

A dupla inglesa Disclosure poderia muito bem ter sampleado algo do cantor soul-jazz Gregory Porter, mas decidiu materializar a parceria convidando o músico para cantar na faixa “Holding On”. A canção, aliás, dará nome ao disco que o duo lança neste ano, álbum que sucede o ótimo Settle (2013).

Ao trazer Porter para gravar os vocais de Holding, o Disclosure propõe uma linguagem movente à canção, pois coloca em contato elementos eletrônicos do house com o estilo de soul de cantar do artista – confira no vídeo abaixo. Rotular esse tipo de canção pode ser uma cilada rítmica. Melhor é aceitar o passeio melódico que a mistura oferece.

Outra dupla

Os também britânicos Chemical Brothers lançam, em 17 de julho, o álbum Born In The Echoes, o primeiro de inéditas desde 2010.  A dupla andou divulgando nas última semanas fragmentos que irão compor o novo trabalho: como “Sometimes I Feel So Deserted” e “Go” – esta última com direito a videoclipe assinado por Michel Gondry.

Compreender melhor o que o Disclosure faz hoje, merece um breve resgate do passado. Entre as décadas de 1990 e 2000, o Chemical Brothers ajudou a moldar a música eletrônica na cultura pop – ao lado de outros nomes como Fat Boy Slim, Moby e o Primal Scream “fase Screamadelica (1991)”. Ou seja, a semelhança entre ambos não se resume ao fato de serem duos ingleses.

Em tempo: disco Born In The Echoes terá participações do porte de St. Vincent e Beck. É bom ver o Chemical voltar com esse gás ao cenário musical.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s