O universo performático de Marina

Tirar o público da chamada “zona de conforto”, provocar e gerar sensações diversas são aspectos que constantemente vão sendo reconfigurados no campo das artes, sempre que um artista elabora algo desafiador, fruto de um olhar intuitivamente aguçado pela inquietude – e às vezes por obsessões. A sérvia Marina Abramovic, conhecida por suas conceituais performances, talvez seja um dos nomes mais relevantes de nosso tempo, no que diz respeito a esse quesito.

Uma robusta exposição da artista chega ao galpão do Sesc Pompeia no próximo dia 11 de março, intitulada Terra Comunal – Marina Abramović + MAI. A mostra é dividida em duas partes, com destaque para a que exibirá as instalações “The House with the Ocean View”, “The Artist is Present” e “512 Hours”. Marina ainda participa de encontros – nos dias 11 e 26 de março e 1°, 2, 8, 15, 22 e 30 de abril – com o público, uma oportunidade valiosa para compreender o universo intenso e performático da artista sérvia.

Ao aguçar os sentidos do público durante suas performances, como na incrível “The Artist is Present”, na qual Marina, em uma cadeira, trocava olhares com os visitantes sentados à sua frente, a artista mostra que o conceito da obra é que deve ser sentido pelo apreciador, e interpretado de diversas maneiras. Até mesmo por análises poluídas pelo teor ideológico (e paranoico), capazes de enxergar desafetos políticos em paredes grafitadas.

Serviço:

Terra Comunal – Marina Abramović + MAI

De 11 de março a 10 de maio.

Onde: Sesc Pompeia.

Rua Clélia, 93, Água Branca.

Informações: (11) 3871-7700 ou http://www.sescsp.org.br/unidades/11_POMPEIA/.

Terças, Quartas, Quintas e Sextas-feiras das 10h às 21h.

Domingos das 10h às 18h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s