O olhar de Julien Temple sobre os primeiros passos do Clash

Joe Strummer, durante o primeiro show do Clash no Roxy, em Londres.

Há 40 anos o cineasta Julien Temple resolveu captar imagens de uma apresentação do grupo inglês The Clash, no recém-inaugurado Roxy. O material foi enriquecido por imagens de transmissões televisivas da época, protestos, movimentações da cena reggae londrina – combinação que reúne os ingredientes da receita musical clashiana, que colocou diversos elementos sonoros e culturais em contato com os três acordes tradicionais do punk rock.

Exibido pela BBC no último dia 1º de janeiro, The Clash: New Year’s Day ’77 é um resgate histórico que contextualiza o surgimento do Clash (e do movimento punk inglês) na Inglaterra de 1977 – ano no qual o estilo musical se consolidou na grande mídia. O documentário mostra cenas inéditas do Clash no clube Roxy (ainda sem o baterista Topper Headon), momentos de bastidores e figuras importantes do punk como o vocalista dos Sex Pistols, Johnny Rotten.

O conteúdo do filme assinado por Temple é um registro significativo de um dos momentos mais importantes da cultura pop e que até hoje reflete na música contemporânea. O filme assinado por Temple pode ser conferido na íntegra no YouTube (vídeo abaixo). Notícia boa para começar 2015!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s