Cedem/Unesp recebe debate sobre cultura e arte no período do regime militar

As artes sempre foram usadas como ferramenta de luta e emancipação. Foi assim quando o sociólogo da Escola de Frankfurt Walter Benjamin, em 1936, percebeu no cinema a possibilidade de mobilizar as massas ou no lendário show de Bob Marley, que marcou a independência do Zimbábue, em 1980. No Brasil, durante o regime militar, a produção artística também foi usada como ferramenta de resistência, no momento em que personagens importantes como Caetano Veloso, Antônio Calado e Ferreira Gullar, entre outros artistas, passam a criticar a ditadura.

Essa é a temática que irá conduzir o debate A cultura e as artes no regime militar: 50 anos do golpe, evento que ocorre amanhã (8), às 18h30, no Cedem/Unesp, e que também será marcado pelo lançamento de livros dos palestrantes. O encontro parte da produção acadêmica, nas áreas de história, ciências sociais, literatura e artes, para analisar a construção histórica ambientada entre 1964 e 1985. Em entrevista ao Podcast Unesp, o doutor em Sociologia, Rodrigo Czajka – um dos palestrantes –, falou sobre a abordagem do evento, clique aqui e ouça.

Relação de palestrantes e livros que serão lançados no evento

Marcelo Ridenti – Doutor em Sociologia – USP, é professor titular de Sociologia no IFCH – Unicamp: Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Editora Unesp, 2ª edição revisada e ampliada, São Paulo, 2014.

Marcos Napolitano – Doutor em História Social, é livre-docente em História do Brasil Independente – USP: 1964 – História do Regime Militar Brasileiro. Editora Contexto, 1ª edição, São Paulo, 2014.

Rodrigo Czajka – Doutor em Sociologia e pós-doutor em Sociologia da Cultura – Unicamp, é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado e doutorado) da Unesp, Campus Marília/SP: Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2013.

Mediação

Oscar D´Ambrósio – Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP.

Serviço:

A cultura e as artes no regime militar: 50 anos do golpe

Cedem/Unesp

A partir das 18h30.

Endereço: Praça da Sé, 108, 1º andar (próximo ao metrô Sé).

Informações: (11) 3116-1701.

Duração: 2h30.

Vagas: 70.

Inscrições gratuitas.

Enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos, e-mail: ssantos@cedem.unesp.br.

Emissão de Certificado de participação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s