‘Only God Forgives’: entre o inferno de Cannes e o céu do Guardian

O cartaz da participação do filme Only God Forgives no Festival de Cannes 2013.
O cartaz da participação do filme “Only God Forgives” no Festival de Cannes 2013.

 

O diretor Winding Refn chegou ao Festival de Cannes deste ano com o sucesso adquirido em 2011 na bagagem. À época, foi ovacionado pelo público após a exibição do ótimo Drive, filme que lhe rendeu o prêmio de Melhor Diretor.

A aposta para 2013 foi o longa Only God Forgives, que traz o mesmo Ryan Gosling de Drive, no papel principal, e a mesmo a fórmula de suspense-violência. Mas, as vaias recebidas pelo filme na primeira apresentação ao público, ocorrida na última quarta-feira (22), em Cannes, deixaram no ar o sentimento de frustração. O que não significa que o novo trabalho de Refn seja ruim – muito pelo contrário.

No mesmo dia, o site do jornal britânico The Guardian destacava o filme Only God Forgives em sua página inicial. O texto assinado pelo crítico Peter Bradshaw rendeu ao longa uma avaliação cinco estrelas (cinco estrelas!). Melhor redenção impossível.

De uma maneira geral, as críticas, que vão do Guardian à revista Variey, analisam o filme como ultraviolento, vingativo e com um roteiro baseado nos grandes thrillers do cinema – com menção aos corredores estreitos da cena final de Taxi Driver.

A narrativa é ambientada no underground de Bangcoc, Tailândia, onde os irmãos Julian (Gosling) e Billy (Tom Burke) são donos de um ringue de boxe tailandês, que esconde uma organização de tráfico de drogas. Quando Billy é morto, Julian é obrigado pela mãe Crystal (Kristin Scott-Thomas) a vingar o irmão. No entanto, eles se deparam com Chang (Vithaya Panringarm), um policial veterano que tem o costume de decepar suas vítimas com uma espada.

Only God Forgives chega aos cinemas europeus e norte-americanos no final de maio. No Brasil, o filme deve ser lançado com atraso, por conta de problemas de distribuição – os mesmo que ocorreram com Drive. A seguir você confere o trailer oficial, de poucas falas, mas muito suspense.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s