Livro da semana

Reflexões e memórias de Walter Benjamin

 

Na obra A Interpretação dos Sonhos (1899), de Sigmund Freud, os pensamentos, lembranças e fantasias dos pacientes eram ferramentas essenciais de pesquisa. A partir deste estudo, o pai da psicanálise passou a considerar que os sintomas psíquicos estão ligados à infância. Assinadas pelo filósofo, ensaísta e crítico literário, Walter Benjamin, as obras Rua de Mão Única e Infância Berlinense: 1900, lançadas em volume único pela editora Autêntica, reúnem textos que remetem à juventude do escritor e expõem fragmentos de seus sonhos.

No primeiro livro, Rua de mão única, o leitor é convidado passear por aforismos e fragmentos nos quais Walter Benjamin aborda sonhos, cartazes, monumentos e praças. A filosofia proposta pelo escritor parte de observações do cotidiano da cidade e os caminhos do pensamento. Já em Infância berlinense: 1900, o autor resgata parte de sua infância em Berlim e questiona as próprias lembranças e fantasmas, como propôs certa vez o estudo de Freud.

Entrar em contato com as memórias e sonhos de Walter Benjamin pode ampliar o entendimento de seu legado, composto por textos como A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica e o célebre ensaio sobre o poema de Charles Baudelaire.

 

 

Serviço:

Rua de mão única – Infância berlinense: 1900

Autor: Walter Benjamin.

Editora: Autêntica Editora.

Tradução: João Barrento.

Páginas: 160.

Preço: R$ 34.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s