Livro da semana

Cliques históricos

 

O time de fotógrafos da agência Magnum está para o campo na fotografia como o James Bond para os agentes secretos, mas, com uma importante diferença: seus feitos não são ficcionais. Se hoje os jornais exibem grandes imagens no destaque de suas páginas iniciais, como os conceituados Estadão e Folha de S. Paulo, é porque no passado Henri-Cartier Bresson, Elliott Erwitt e muitos outros mostraram ao mundo as possibilidades existentes no fotojornalismo.

Editado pelo Instituto Moreira Sales (IMS), o livro Magnum Contatos narra parte dessa história por meio de 435 imagens, selecionadas pela organizadora Kristen Lubben. O conteúdo é atraente aos olhos dos amantes da fotografia, do estilo flâneur de Bresson, que desbravou o ambiente urbano e retratou como poucos o cotidiano das grandes cidades, aos retratos e trabalhos no campo da moda, elaborados por Alec Soth.

A obra percorre, de maneira cronológica, o período entre 1930 e 2010, reunindo todos os formatos de filmes analógicos (padrão 35mm, panorâmicos e de tamanho maior) e imagens em preto e branco, como também em cores. Mais que um resgate de equipamentos hoje obsoletos, Magnum Contatos presta homenagem aos anos dourados de revistas como a Life e às grandes coberturas de guerra, fotografias de moda, de rua, e estilos documentais que foram idealizados por esse timaço de profissionais.

Serviço:

Magnum Contatos

Organizador: Kristen Lubben.

Editora: IMS.

Páginas: 507.

Preço: R$ 190.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s