Roteiros que geram reflexões

 

Spike Lee é um cineasta sedento por temas polêmicos. Em seus filmes, questões sociais que afetam o cotidiano das minorias têm presença garantida, uma prova disso é o roteiro de Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing), de 1989. Já o diretor e documentarista Michael Moore, por sua vez, aprecia cutucar as feridas da sociedade norte-americana, do o acesso fácil a armas de fogo à crise financeira. No entanto, ambos são capazes de gerar reflexões nos espectadores por meio de seus trabalhos.

Nascido em 2010, o projeto Circuito Cultural, idealizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, em parceria com a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e executado pela H. Melillo – Grupo de Articulação Social, disponibilizou a alunos da rede pública as ferramentas necessárias para a execução de curtas-metragens, que giram em torno de temas como sustentabilidade e vandalismo.

O projeto começou com oficinas pedagógicas de contação de histórias e saraus em 60 escolas públicas do Estado de São Paulo, das quais seis textos selecionados viraram roteiros de curtas – entre eles “Represa Limpa Já”, cujo making off abre este texto. Os filmes estão sendo exibidos nas cidades das escolas participantes (confira abaixo onde irão ocorrer as próximas exibições).

Se o cinema brasileiro irá ganhar seu Spike Lee ou Michael Moore, fica difícil prever, contudo, tal iniciativa é capaz de promover o acesso à arte de fazer filmes, além de aguçar reflexões nos alunos e mudar a maneira pela qual enxergam o mundo. A única ressalva, pelo menos para o autor deste texto, é que o projeto precisa ser ampliado e, claro, os trabalhos poderiam muito bem integrar uma mostra exibida em mais espaços da cidade.

 

Próximas exibições:

 

Guarujá

Local: Calçadão da Praia do Pereque

Endereço: Calçadão da Praia do Pereque – Guarujá

Ponto de referência: Próximo ao Pereque Praia Show

Data: 28/11/12

Horário: 19h

 

Santa Bárbara D´Oeste

Local: Quadra da Escola Estadual Fioravante Luiz Angolini

Endereço: Rua Coronel Hélio Caldas, 101 – Santa Bárbara D´Oeste

Ponto de referência: Ao lado do Posto de Saúde

Data: 30/11/12

Horário: 19h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s