Um rebelde chamado James Dean

 

Se a adolescência é considerada uma etapa difícil, muitas vezes relacionadas à rebeldia e confrontos com normas pré-estabelecidas, crescer nos Estados Unidos, no período do pós-guerra, é um agravante que deve ser levado em consideração. Como o cinema é uma expressão artística que busca inspiração na sociedade – assim como outras vertentes artísticas – os anos 50 foram marcados por personagens rebeldes, vividos por Marlon Brando e James Dean.

Enquanto Brando exibia truculência em “Uma Rua Chamada Pecado” (1951), Dean traduzia as sensações de um jovem cheio de incertezas, que tentava buscar motivos que justificassem sua raiva. No longa “Vidas Amargas” (1955), interpreta um rapaz desregrado, que tenta ganhar o carinho do pai, mas que se envolve com a namorada do irmão.

Já no feroz “Juventude Transviada” (1955), o personagem vivido por James Dean é briguento e protagoniza corridas em alta velocidade – uma das paixões do ator era pilotar seu Porsche, o que tirou a vida de Dean após um grave acidente. Ambos os filmes citados integram a mostra Eternamente Jovem – Retrospectiva James Dean, que ocorre até a próxima quinta-feira (4), no Cinesesc. 

O ar rebelde de James Dean também poderá ser conferido em “Assim Caminha a Humanidade” (1956), no qual o ator trabalha ao lado de Elizabeth Taylor. A narrativa traz Dean no papel de um trabalhador modesto, que após descobrir petróleo em suas terras se transforma em um poderoso milionário. No entanto, não deixa de passar por situações como bebedeiras em grandes eventos, sem nenhuma preocupação com a postura que a alta sociedade costuma exibir.

Esse estilo rebelde do cinema – presente nos filmes de Dean e Brando – e a literatura de Jack Kerouac representaram uma forte influência na juventude das décadas seguintes, que viveram os protestos de final dos anos 60 e o punk da década de 70. 

 

Serviço:

Eternamente Jovem – Retrospectiva James Dean

Até 4 de outubro.

Cinesesc

Confira a programação completa no link – http://migre.me/aY8aO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s