Sobre música e punks

 

O punk rock possui duas vertentes: o cenário underground de Nova Iorque, onde circulavam poetas, bandas e artistas de toda sorte e o movimento anárquico e contestador que surgiu em Londres, impulsionado pelo desemprego da era Thatcher.

Nos Estados Unidos esse estilo musical promoveu uma renovação no rock, principalmente com os Ramones. Ao romperem com o virtuosismo e as viagens do rock progressivo – que dominava as rádios na época – Joey e companhia apostaram nos três acordes dos tempos de Chuck Berry. Já na Inglaterra, além de uma nova proposta de rock, os Sex Pistols cuspiam afrontas no conservadorismo britânico com duras críticas direcionadas à família real.

No Brasil essas duas correntes foram fundamentais para o surgimento dos primeiros grupos. Alguns jovens, filhos de diplomatas que viviam em Brasília, tiveram os primeiros contatos com bandas de punk rock, após viagens pela Europa e Estados Unidos – e posteriormente formaram bandas como Abordo Elétrico, liderada por Renato Russo, que originou outros grupos. No entanto, foi em São Paulo que esse ritmo atraiu multidões de jovens insatisfeitos com a situação do País.

São Paulo, a capital do punk rock

Em 1982 ocorreu o festival O Começo do Fim do Mundo, que recebeu bandas como Inocentes, Cólera (vídeo acima), Olho Seco e Ratos de Porão. A partir daí São Paulo se consolidou como a capital nacional do punk rock.

Parte dessa história será resgatada nos dias 18 e 19 de maio, no SESC Pompéia, com projeto O Fim do Mundo, Enfim, uma espécie de reedição do evento, que irá reunir bandas que fizeram parte do lendário show nos anos 80. Para conferir a programação completa do festival, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s