Resumo musical da semana

A despedida do mestre Lloyd Brevett

Um dos pilares do ska (ritmo jamaicano) e cofundador do importante grupo Skatalites, Lloyd Brevett, faleceu na última quinta-feira (3), no hospital St. Andrew, na Jamaica. O baixista passou pelo Brasil em 2011, durante a Virada Cultural, e à frente dos Skatalites influenciou nomes como Specials, The Selecter e Madness, bandas inglesas que levaram o ritmo caribenho ao Reino Unido.

 

 O adeus de Tinoco

È minha gente, semana triste para a música. Um dos integrantes da dupla que ajudou a moldar o estilo sertanejo, Tonico e Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira (4), em São Paulo. Tinoco iria se apresentar na edição deste ano da Virada Cultural. Um dos últimos registros de Tinoco na TV vai ao ar neste domingo (6), às 9h, no programa Viola, Minha Viola, da Cultura, gravação que ocorreu nesta semana, poucos dias antes da morte do músico.

 

O hip-hop jamais será o mesmo

Eu já estava finalizando este post quando li sobre a morte de Adam Yauch, dos Bestie Boys. Adam lutava contra um câncer desde 2009 e por conta disso o grupo não estava fazendo apresentações. De maneira bem simples – se é que é possível dizer isso sobre uma banda tão importante –, os Bestie Boys fizeram história na música ao promover uma mescla bem-sucedida de punk rock e hip-hop, ao agregar influências como Run DMC e Sex Pistols. Grandes discos, vídeos incríveis e letras inteligentes são marcas que sempre estarão atreladas ao som do grupo, que foi introduzido no Hall da Fama do Rock em abril.

 

Não foi desta vez, Toots…

Calma gente, desta vez ninguém morreu. Um dos principais nomes do ska jamaicano, o grupo Toots And The Maytals, que iria se apresentar na Virada Cultural, no próximo domingo (6), cancelou a apresentação. Segundo comunicado emitido pela banda, problemas com o visto de trabalho atrapalharam a vinda ao Brasil. No entanto, o grupo deve anunciar outra data em breve, para uma apresentação neste ano. Para os fãs, resta apenas aguardar…

 

Neil Young e a Crazy Horse salvam a semana!

Enfim uma notícia boa. No próximo dia 4 de junho Neil Young e sua clássica banda irmã, a Crazy Horse, formada pelos amigos de longa data Billy Talbot, Ralph Molina e Frank Sampedro, irão lançar o aguardado disco Americana. Nesta semana o grupo divulgou o primeiro single do álbum, a (nervosa) canção “Oh Susannah”. Neil Young e a Crazy Horse não gravam um disco juntos desde 1996, quando finalizaram Broken Arrow. Alguns veículos gringos especializados em música andaram ouvindo o álbum Americana e rasgaram elogios ao novo trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s