Bob Marley day!!

 

Se o reggae tivesse outro nome, certamente seria Bob Marley. Esta afirmação não é nenhum exagero considerando a importância que o músico exerceu dentro de estilo musical nascido na Jamaica.

Nesta terça-feira, 6 de fevereiro, Marley completaria 67 anos se estivesse vivo. Nas redes sociais, os fãs expressaram o carinho postando fotos e vídeos do eterno rei e, talvez, o artista mais importante nascido em um país de “terceiro mundo”, ou seja, fora do eixo EUA/Europa.

Antes de Marley surgir à frente dos Wailers, poucas pessoas ouviam reggae. Além disso, o estilo jamaicano foi expandido de tal maneira que, dentre seus fãs ilustres, estavam Eric Clapton, Paul McCartney e grupos britânicos de punk rock do final dos anos 70.

Outro aspecto presente no legado de Bob é a riqueza de suas canções. A militância e a abordagem sócio-política estão em grande parte de suas letras. Em 1980, Bob Marley se apresentou no Zimbabwe, durante as celebrações de independência do país africano.

A morte do mito jamaicano, no dia 11 de maio de 1981, após perder a batalha contra o câncer, deixou um vazio enorme no universo musical. Talvez de intensidade igual a nomes como John Lennon, Elvis Presley e James Brown.

Acima você confere a canção “Positive Vibration”, do álbum Rastaman Vibration, de 1976, o favorito do autor deste texto. E na sua opinião, qual é o melhor disco de Bob Marley? Comente!

Anúncios

Um comentário sobre “Bob Marley day!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s